11 Passos para evitar que suas contas sejam hackeadas

Se você já foi hackeado, é porque você não tinha nenhuma proteção. O que você deve fazer para impedir que isso aconteça?

A única salvação é na prevenção, e isso se aplica ao e-mail, mídias sociais e praticamente qualquer conta protegida por senha que você possa ter.

O que devo fazer para me certificar de que a minha conta não foi invadida em primeiro lugar?

1) Crie uma senha forte – fique chocado, mas é a pura verdade, a maioria das pessoas colocam em suas senhas, data de aniversário, nome do animal de estimação, seu ator favorito, e por aí vai. Então você pergunta: como criar uma senha forte? simples, senhas fortes tem que ter duas vertentes: a primeira – no mínio 12 caracteres, e a segunda – a combinação de letras (maiúsculas e minusculas), números, e caracteres especiais, como #*[{_+=, e assim por diante.

2) Proteja sua senha – não dê a sua senha para ninguém, seja cônjuge, namorado(a), amigo, etc. Porque se houver uma briga, eles podem repassar a sua senha só de raiva, aí a coisa pega. Siga a máxima da segurança da tecnologia: não confie em ninguém!

3) Crie e proteja sua resposta secreta – se não todas, a maioria das contas, seja de emails, ou de redes sociais, tem a opção de se criar um resposta secreta, ou seja, dá-se opções de perguntas e você coloca a resposta a essa pergunta, então crie, é mais um método de proteção, e hoje em dia com o avanço avassalador de invasões, siga um adágio popular muito conhecido: “é melhor prevenir, do que remediar”.

4) Defina (e mantenha!) Um endereço de e-mail alternativo – a grande maioria dos sistemas em que você se cadastra, como já dito no item anterior, emails ou rede sociais, solicita um email alternativo, então crie um outro email, para questão de segurança. E cuidado para não perder esse email alternativo, se não vai ser quase impossível recuperar ou trocar a senha.

5) Defina (e mantenha!) Um outro número de celular – é semelhante a um endereço de email. Os sistema também envia os códigos de recuperação por mensagens, então se não tiver um segundo chip, cadastro um número de alguém de confiança.

6) Ative a autenticação de dois fatores –  é o santo graal quando se trata de segurança de conta. Com dois fatores devidamente habilitados, os hackers não podem entrar em sua conta mesmo que conheçam a senha. O segundo fator é que prova que você é quem você diz que é.

7) Técnicas do fornecedor do serviço – estabelecem técnicas de recuperação adicionais, como por exemplo: Facebook – você pode configurar amigos confiáveis ​​dentro do Facebook que podem autoritariamente atestar por você se você perder o acesso à sua conta. Procure opções como essas ou outras, dentro dos serviços que você usa regularmente. E lembre-se, todos eles exigem que eles sejam configurados antes que você precisar deles. Ou seja, previna-se!

8) Use senha diferente para cada serviço – por um simples fator, se um hacker descobre a senha de uma das suas contas, eles vão tentar o tanto o usuário como a senha em outros serviços.

9) Lembre-se – Se você esquecer sua senha, ou esquecer a resposta da sua pergunta secreta, ou perder o acesso à sua conta, ou de alguma forma perder a capacidade de usar qualquer mecanismo de recuperação, bem, aí você é muito azarado. Por isso, guarde em algum lugar seguro, se não confia na sua memória, ou use programas próprios para esse fim.

10) Previna-se contra os esquemas de phishing – As tentativas de phishing mais comuns ameaçam com o encerramento de conta, se você não responder ao e-mail com informações sobre sua conta (informações como seu nome de login e senha). Esses e-mails são falsos. Marque-os como spam e ignore-os. Qualquer e-mail que exija que você envie informações que inclua senha é certamente um phishing.

Outra técnica muito comum, tentam fazer você clicar em um link para fazer algo importante relacionado à sua conta. Na realidade um link falso. Na dúvida, não clique no link, em vez disso, verifique se é real ou não.

11) Aprenda com seus erros – E por fim, se você perceber que:

  • Ele responde às suas perguntas secretas são óbvias, ou
  • Você não tem mais acesso ao seu endereço de e-mail alternativo ou nunca configurou um, ou
  • Você não tem mais acesso ao seu número de celular antigo ou nunca configurou um, ou
  • Nossas senhas são curtas e simplesmente fraca, e você usa o mesmo em todos os lugares …

Corrija! AGORA! Antes que seja tarde.

Confie em mim: se você foi ou for hackeado e por uma dessas razões, ou você perdeu o acesso à sua conta hackeada porque você nunca se preocupou em se previnir, você vai se arrepender dolorosamente.

Você pode perder o acesso a essa conta, e todos os seus dados, para sempre.

Posted in Blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.