5 passos fundamentais para evitar RANSOMWARE!

RANSOMWARE

RANSOMWARE – Software malicioso desenvolvido para bloquear o acesso ao computador até que uma soma de dinheiro seja pago.

Quatro passos-chave que você pode tomar para prevenir-se de se tornar a próxima vítima desse Malware.

  1. Educação – É a base para tudo na vida. Na informática não é diferente, se  eduque sobre segurança cibernética.
  2. Backup de seus dados – é uma prática que deveria ser comum para todo usuário de tecnologia, entretanto, na prática, não é isso que acontece. Acesse o link: http://www.informaticadomestica.com.br/backup-ja-fez-o-seu-hoje/, para aprender a fazer backup.
  3. Use um software de segurança completo – adquira um software de segurança confiável que tenha anti-Malware e firewall! recomendo, o kaspersky Internet Security ou Eset Smart Security, existem muitos outros, recomendo estes por experiências com eles tanto em uso doméstico, como em uso comercial.
  4. Atualização dos Aplicativos e do sistema operacional – Tanto os softwares (como o pacote office), como o sistema operacional, são atualizados constantemente, principalmente, por razões de falhas, então, fique atento aos avisos desses, para as atualizações, primordialmente o sistema operacional. Essas atualizações ajudam a corrigir falhas de segurança.
  5. Restauração do sistema – é um recurso nativo do windows que permite voltar a um estado anterior do sistema. O windows cria automaticamente pontos de restauração, principalmente após a instalação de um novo aplicativo, para prevenir contra possíveis problemas. Tanto para verificar se está ativo, como para criar um ponto de restauração (o que aconselho que se faça em duas situações: 1ª) periodicamente, e 2ª) antes de instalar qualquer programa novo), para isso, tanto no Windows 7, como no 8.1 ou no 10, digite na barra de pesquisa CRIAR PONTO DE RESTAURAÇÃO, na janela que aparecer , verifique se (C:) está ATIVADO, se sim, ok, seu sistema está criando os pontos automaticamente. Para criar um ponto, clique no botão  CRIAR, e digite um nome para o ponto, exemplo: ponto antes da instalação do programa tal.

É isso, pessoal! vivendo e aprendendo.

Posted in Blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.