Diferenças entre os principais malwares

malwareO “malware“, termo do inglês “malicious software“, é um software destinado a infiltrar-se em um sistema computacional, de forma ilícita, para causar danos, desde de alterações simples no sistema, até roubo de informações. (confidenciais ou não). “Malware” é um termo geral utilizado para se referir a variedade de formas de software hostil.

Neste artigo, vamos diferenciar os principais tipos de malwares.

 

 

Vírus

VirusPrograma desenvolvido  com o intuito de causar de simples a graves transtornos aos usuários do computador. Se espalham muito rapidamente através da internet, pendrives e emails.  Os objetivos são os mais diversos, desde apagar arquivos ao roubo de informações.

 

 

 

 

 

Worm (verme em português)

wormTal como o vírus, se autorreplica em computadores ou por redes de computadores sem que você desconfie que sua máquina foi infectada. Se dissemina rapidamente. Há diversos tipos de worms, sendo que muitos deles podem causar altos níveis de destruição. Toma controle de funções do computador que permitem transportar ficheiros ou informações, pode consumir memória ou largura de banda, o que pode fazer com que um computador fique bloqueado. Como não precisam de se propagar através de um programa ou pasta, podem infiltrar-se no sistema do utilizador e permitir que outra pessoa possa assumir o controle do seu computador à distância.

 

Trojan (cavalo de tróia, em português)

Como na história do Cavalo de Troia! entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão. são programas maliciosos que executam ações não autorizadas pelo usuário de computador. Estas ações podem incluir:

  • Eliminação de dados
  • Bloqueio de dados
  • Modificação de dados
  • Cópia de dados
  • Perturbação do desempenho de computadores ou redes de computadores.

Daí a relação com o cavalo de tróia, historicamente falando. Você recebe um conteúdo que acha ser uma coisa, mas ele se desenrola em outras coisas que você não esperava ou não foi alertado.

Spywares (espião em português)

spywaresÉ um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

Oodem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.

Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.

 

Adware

adwareVem do inglês, ad = anuncio, software = programa, são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta. Nem todos os adwares são maus. porém, são irritantes. Alguns anunciantes inescrupulosos criam um adware para tornar frágil as configurações de segurança. Estas brechas de segurança podem então ser exploradas por ataques mais perigosos. Quando isto acontece, o software é às vezes chamado de malvertising. Os mais comuns: Babylon, Conduit, Hao123 e Ask.com, entre outros.

 

 

Rootkits

RootkitsSoftware, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações.  Foi desenvolvido especificamente para esconder a si mesmo e a sua atividade no sistema infectado.

Por ter a capacidade se auto esconder, faz com que permaneça no sistema da vítima por meses, e até anos, abrindo brecha para que um hacker use o PC para o que quiser. Mesmo em PC´s  sem informações valiosas, pode ser útil para produzir bitcoins (moeda digital, nesse caso, vender as suas informações), enviar spam e participar de ataques DDoS. Permite também, que os hackers escondam suas atividades criminosas, através de ferramentas de monitoramento embutidas no sistema, de antivírus. Por isso, verifique se seu sistema de segurança tem a função anti-rootkits.

Bom, esses são os principais! mais, lembre-se, são muitos, por isso, o ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar”, é sempre válido em qualquer situação da vida, principalmente, quanto a segurança do seu dados e dos seus equipamentos, seja, computador, Smartphone ou tablet. Sendo assim, compre um sistema de segurança completo, como: Kaspersky Internet Security, Eset Smart Security.

Posted in Blog.

2 Comments

  1. Pingback: Navegação mais segura | Informática Doméstica

  2. Pingback: 10 motivos que deixam seu PC lento | Informática Doméstica

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.