Segurança na Internet – 7 passos para manter seu computador seguro na Internet

Antes de mais nada, esse artigo é um alerta para essa época de festividades, pelo simples fato que as pessoas ficam mais vulneráveis em todos os sentidos, e isso é uma mão na roda para os hackers, então fique alerta quanto a segurança do se computador e do seu smartphone.

O próprio conceito de “segurança na internet” é quase um oxímoro nos dias de hoje.

Não passa um dia que não ouvimos algum novo tipo de ameaça invadindo a internet.

Aqui neste post estão alguns procedimentos que você pode (e deve) fazer para ficar seguro.

1. Use a senhas seguras (clique aqui para criar uma senha segura)  e não as compartilhe com ninguém.

5. Proteja sua rede doméstica e sua conexão móvel

Se você estiver viajando e usando Wi-Fi gratuito, internet fornecido pelo hotel ou internet cafés, etc, você deve tomar precauções extras. Eu recomendo não usar Wi-Fi gratuita, pelo simples fato, que ali pode está um hacker monitorando o que se faz, porque ele está na mesma rede que você está.

Certifique-se de que o seu acesso ao e-mail na Web – ou, nesse caso, qualquer acesso sensível ao site – seja apenas através de conexões seguras (https) ou que seu programa de correio regular esteja configurado para usar apenas conexões criptografadas. Não deixe as pessoas “surfar no ombro” e roubar sua senha, observando você digitá-lo em um lugar público.

Certifique-se de que a sua casa Wi-Fi tenha segurança WPA2 habilitada, para evitar que qualquer pessoa dentro do alcance da sua rede não usará sua banda e invadira sua rede; e altere a senha do administrador do roteador, se não sabe, solicite a visita de um técnico.

6. Não se esqueça do físico

Um velho ditado de computador é “se não é fisicamente seguro, não é seguro”.

Todas as precauções listadas acima não têm sentido se outras pessoas conseguirem acessar o seu computador. Um ladrão pode facilmente obter todos os dados não criptografados em seu computador se eles conseguem chegar fisicamente até seu computador. Mesmo as senhas de logon podem ser facilmente ignoradas se alguém tiver acesso ao seu computador.

O cenário mais comum é que laptop está sendo perdido ou roubado todos os dias, mas também pessoas que foram invadidas porque um membro da família, amigo, companheiro de quarto, entre outros, acessou seu computador sem o seu conhecimento.

7. Fazer backup

Aparentemente o backup não parece uma medida de “segurança”, mas, em última instância, pode ser uma das maneiras mais poderosas de se recuperar, se você encontrar alguma questão relacionada à segurança.

O dano causado por quase qualquer tipo de Malware pode ser revertido rapidamente se você tiver um backup recente para restaurar.

Ter uma cópia de backup de seus dados pode ajudá-lo a recuperar após o computador ser perdido ou roubado (para não mencionar quando um disco rígido estraga por algum motivo).

Fazer backup de seu e-mail e os contatos podem ser uma maneira crítica de restaurar seu mundo se a sua conta online estiver comprometida.

Os backups são verdadeiramente a bala de prata do mundo da computação: um backup apropriado e recente pode ajudar a salvá-lo de qualquer desastre, incluindo problemas de segurança.

Posted in Blog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.